Cleimisson Sales -Noticias Na Mão
De acordo com a investigação, profissionais com acesso ao sistema prisional vinham replicando ordens, bilhetes e instruções estratégicas de lideranças da facção
MANAUS (AM) – A Polícia Federal e outras forças de segurança deflagraram, na manhã desta quinta-feira, 6/11, a Operação Roque, que teve como alvo advogados e colaboradores suspeitos de integrar o setor jurídico do Comando Vermelho (CV) que teriam atuação no sistema prisional do Amazonas.
Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido no escritório de um dos contadores que atuavam para a facção criminosa que, apesar da origem no Rio de Janeiro, tem atuado de forma cada vez mais abrangente, alcançando outras regiões do país.
A ação é um desdobramento da Operação Xeque-Mate e teve como objetivo interromper o fluxo de comunicações ilícitas entre presos e integrantes em liberdade, responsáveis por coordenar crimes dentro e fora dos presídios.
De acordo com a investigação, profissionais com acesso ao sistema prisional vinham replicando ordens, bilhetes e instruções estratégicas de lideranças da facção. Eles simulavam atividades advocatícias para disfarçar repasses de informações e de dinheiro, o que permitia a continuidade das ações criminosas, inclusive em outros estados e países.