Deputado Péricles questiona dados da segurança pública e coronel Vinícius rebate: “Eu lhe convido a ir lá conosco e abrir tudo”
Péricles criticou a forma como o governo estadual vem conduzindo a política de segurança, afirmando que a ausência do Estado tem permitido o fortalecimento das organizações criminosas.
O deputado estadual Delegado Péricles (PL) questionou, nesta terça-feira (19/08), durante reunião da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a atuação do Estado diante do recente foguetório promovido por facções criminosas em Manaus. A sessão contou ainda com a participação do deputado Dan Câmara (PSC) e do secretário de Segurança do Amazonas, coronel Vinícius.
Durante sua fala, Péricles criticou a forma como o governo estadual vem conduzindo a política de segurança, afirmando que a ausência do Estado tem permitido o fortalecimento das organizações criminosas.
“Um foguetório de uma facção criminosa que deu um salve. É tão ousada a atividade que eles fizeram uma comemoração, dizendo: ‘estamos em festa porque ocupamos mais um bairro de Manaus’. Isso reflete claramente a falta de presença do Estado, que deveria agir para impedir que atos como esse acontecessem”, declarou o parlamentar.
Péricles também questionou como a lei vem sendo aplicada em casos de foguetórios ligados ao crime organizado. Para ele, a legislação é branda e não contribui para combater tais práticas.
“Na minha opinião, é necessário investir mais em inteligência. Não adianta apenas punir quem solta fogos. Isso não é crime. O que se pode fazer é enquadrar na apologia ao crime, que hoje prevê uma pena de três a seis meses, muito pequena. O Estado precisa identificar as lideranças e combater o narcotráfico de forma estratégica”, afirmou.