Lula se reuniu com dono do Banco Master em encontro fora da agenda oficial

2min de leitura

Lula teria afirmado que os assuntos tratados eram de natureza técnica e deveriam ser encaminhados ao Banco Central

BRASIL – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, em dezembro de 2024, com o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, em um encontro que não constou na agenda oficial. Também participou da reunião Gabriel Galípolo, então indicado para a presidência do Banco Central.

A informação foi divulgada pela CNN. Segundo a emissora, Vorcaro apresentou ao presidente a situação operacional do Banco Master. Lula teria afirmado que os assuntos tratados eram de natureza técnica e deveriam ser encaminhados ao Banco Central.

Leia também: Professora Maria do Carmo rebate ataques e explica nota do Enamed: ‘Não aceito oportunismo travestido de preocupação’

O encontro teria sido intermediado pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que solicitou audiência ao chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola. Mantega chegou acompanhado de Vorcaro e do então CEO do banco, Augusto Lima, e, após o despacho, o grupo conversou com o presidente.

Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, meses após a tentativa de venda de parte da instituição ao Banco de Brasília (BRB). Na mesma ocasião, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o banco.

Nesta sexta-feira, 23/1, durante evento em Maceió (AL), Lula afirmou que “falta vergonha na cara” de quem defende Daniel Vorcaro.

Procurado, o Palácio do Planalto não respondeu até a publicação desta reportagem sobre o motivo de o encontro não ter sido registrado na agenda oficial do presidente.


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Banco master Lula Publicado por Cleimisson Sales

Quem viu também curtiu

FORAGIDO DE ALTA PERICULOSIDADE DE HUMAITÁ É PRESO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Polícias realizam operação e soltam 254 quelônios em Canutama

Vereadora Catiane Alves pede desculpas à população de Canutama

Logo do Whatsapp