PROFESSOR JONAS DENUNCIA SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CANUTAMA AO MINISTÉRIO PÚBLICO
O professor Jonas, da rede municipal de ensino e lotado na região sul do município de Canutama, formalizou uma denúncia junto ao Ministério Público contra o secretário municipal de Educação. A denúncia tem como base uma ligação telefônica ocorrida no dia 2 de janeiro de 2026, relacionada a questionamentos sobre o pagamento do abono do FUNDEB.
Para entendermos o caso, antes da ligação do secretário, o professor Jonas utilizou suas redes sociais pessoais para questionar o valor do abono do FUNDEB referente ao ano de 2025, pago no montante de R$ 1.561,09.
Em uma das publicações, Jonas escreveu a frase:
“Representantes de Canutama, não somos burros”, conforme prints divulgados por ele próprio em suas redes sociais.
(Veja os prints)

De acordo com o relato, logo após essas publicações, o secretário municipal de Educação entrou em contato telefônico com o professor. Jonas afirma que, durante a ligação, não teve direito de fala, sendo interrompido diversas vezes, além de relatar falas consideradas desrespeitosas e intimidatórias.
O caso ganhou repercussão após o próprio professor divulgar prints das postagens e áudios da ligação. Em um dos áudios divulgados, é possível ouvir o secretário dizer a frase: “Procure outra pessoa pra chamar de ladrão”.

Na denúncia encaminhada ao Ministério Público, o professor solicita a apuração dos fatos, incluindo possível assédio moral, abuso de autoridade e retaliação funcional, além da verificação sobre a transparência na divulgação dos valores do FUNDEB e na contratação de professores no município.
Nossa equipe entrou em contato com o secretário municipal de Educação de Canutama. Em resposta à reportagem, o secretário informou que a ligação teve apenas o objetivo de explicar ao professor a situação relacionada ao FUNDEB, não comentando outros pontos do caso.
O espaço permanece aberto para novos esclarecimentos ou manifestações das partes envolvidas.
