Maduro faz apelo ao Brasil em português e pede apoio à Venezuela

2min de leitura

Cleimisson Sales-Noticias Na Mão

VENEZUELA – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, arriscou-se a falar em português nesta quinta-feira, 4/12, durante uma transmissão ao vivo na TV estatal, pedindo o apoio do povo brasileiro ao seu país em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos.

“A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano”, declarou Maduro, entregando um “portunhol” ao público.

Em seu discurso, o presidente venezuelano apelou diretamente aos brasileiros: “Povo do Brasil, às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e pela soberania. Eu falo para vocês toda a verdade: temos direito à paz com soberania. Que viva o Brasil”, disse ele, agradecendo ainda ao país por ter recebido um boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante a transmissão.

Leia também: Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

Crescentes tensões com os EUA

Nos últimos meses, as relações entre Venezuela e Estados Unidos têm se intensificado. Os militares norte-americanos têm atacado embarcações no Caribe e no Pacífico, sob a alegação de que seriam de traficantes de drogas.

Além disso, o governo dos EUA alertou companhias aéreas para evitarem sobrevoar o espaço aéreo venezuelano, e realizou manobras militares em águas internacionais próximas à jurisdição da Venezuela. Em uma demonstração de força, Washington também enviou o USS Gerald Ford, o maior porta-aviões do mundo, para a região, e autorizou operações secretas da CIA na Venezuela.

O governo dos Estados Unidos, durante a presidência de Donald Trump, acusou Maduro de liderar um cartel de drogas conhecido como “Cartel de los Soles”. O governo venezuelano refuta as acusações e alega que os EUA têm como objetivo derrubar Maduro para se apoderar do petróleo venezuelano.

Apesar das tensões, Maduro tem repetido apelos por paz, chegando a cantar a música Imagine, de John Lennon, e até dançar com universitários em público. No entanto, ele tem ressaltado que não deseja “uma paz de escravos”. O presidente também reforçou as medidas de segurança ao seu redor, buscando proteger-se em meio ao clima de hostilidade crescente.

Em novembro, Maduro e o então presidente Donald Trump mantiveram uma conversa telefônica.




Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Maduro Publicado por Cleimisson Sales VENEZUELA

Quem viu também curtiu

FORAGIDO DE ALTA PERICULOSIDADE DE HUMAITÁ É PRESO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Polícias realizam operação e soltam 254 quelônios em Canutama

Vereadora Catiane Alves pede desculpas à população de Canutama

Logo do Whatsapp