Na manhã desta segunda-feira (4), o governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou as novas estratégias do Governo do Estado para enfrentar os efeitos da estiagem prevista para o segundo semestre de 2025. O anúncio foi feito durante uma reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento aos Eventos Climáticos e Ambientais, em Manaus, onde também foi divulgado o balanço das ações realizadas durante a cheia dos rios neste ano.
Uma das principais ações destacadas foi o projeto Água Boa, iniciativa estadual que visa garantir água potável em comunidades afetadas pelas secas. Entre os municípios contemplados está Humaitá, que receberá apoio direto do Governo do Amazonas para mitigar os impactos da estiagem.
Durante a reunião, o governador Wilson Lima enfatizou a prioridade nas áreas de saúde e abastecimento hídrico.
> “A nossa principal preocupação é com relação à saúde e também ao abastecimento de água. Nós temos o programa Água Boa, em que monitoramos essas áreas onde há maior dificuldade das pessoas captarem água. Na sequência, é a questão da ajuda humanitária, distribuição de caixas d’água. Nós já temos o mapeamento dos anos anteriores daquelas localidades onde os rios devem baixar mais, porém a previsão indica que devemos ter uma seca moderada”, destacou o governador.
Prefeitura de Humaitá divulga vídeo e ação repercute
A Prefeitura de Humaitá divulgou um vídeo gravado na comunidade da Ilha do Tambaqui, mostrando a qualidade da água fornecida no local, afirmando que a ação representa uma melhoria para os moradores. No entanto, a publicação gerou debate entre lideranças locais.
A principal crítica é que o vídeo pode induzir o público a entender que o investimento seria municipal, quando, na verdade, trata-se de um projeto executado com recursos do Governo do Estado. O Águas Boas é uma ação estadual com investimentos milionários em diversos municípios amazonenses, inclusive Humaitá.
Além disso, o vídeo reacendeu críticas ao atual prefeito do município, que já está há bastante tempo no poder. Ações desse tipo nunca haviam sido implementadas anteriormente por parte da gestão municipal, levantando a dúvida:
quem, de fato, está investindo em melhorias em Humaitá — a Prefeitura ou o Governo do Estado?
O município de Humaitá também está na lista de localidades que receberão apoio emergencial do Governo do Amazonas durante a cheia de 2025, conforme planejamento divulgado nesta semana.