Pacientes de hemodiálise denunciam más condições em transporte para tratamento
Humaitá (AM) – Pacientes que realizam hemodiálise em Porto Velho estão organizando um abaixo-assinado para denunciar as condições precárias de ônibus que faz o transporte entre os municípios. De acordo com os relatos, o veículo não possui ar-condicionado, nem banheiro, e apresenta infiltrações que causam transtornos nos dias de chuva.
Segundo Sara Nogueira, que acompanha o marido nas viagens, a situação é crítica. “Quando chove, molha tudo dentro da Ônibus . Uma senhora precisa se cobrir com um saco plástico para não se molhar. E no calor, é quase insuportável. Não temos nenhum conforto”, afirmou.
Além da estrutura inadequada, os pacientes relatam superlotação. O ônibus transporta cerca de 14 pacientes, além de acompanhantes e outras pessoas com diferentes tipos de tratamento, o que coloca em risco quem está com imunidade comprometida.
Outro ponto de reclamação é a conduta da profissional técnica que acompanha os pacientes durante o trajeto. Segundo Sara, falta atenção e cuidado. “Já vimos ela dormir durante a viagem. A anterior era presente, conversava e se preocupava com todos”, disse.
O grupo pede providências urgentes por parte da Prefeitura de Humaitá e da Secretaria Municipal de Saúde. Entre as reivindicações estão a climatização do veículo, instalação de banheiro e manutenção para evitar vazamentos.
“Saímos de casa às 5h da manhã e passamos mais de 12 horas entre ida e volta. O mínimo que merecemos é dignidade”, concluiu Sara.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde.
''A Secretaria de Saúde confirmou que o ônibus utilizado para o transporte de pacientes é alugado. Em nota, a pasta informou que está apurando a situação e que uma reunião será realizada com os pacientes para discutir o problema e buscar soluções'', Afirmou a secretária.