02/05/2025 às 20:28 Brasília Noticia

JUSTIÇA CONDENA DEP. NICOLAS POR DISCURSO TRANSFÓRBICO NA CÂMARA 

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta terça-feira, 29, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao pagamento de R$ 200 mil em danos morais em função das acusações de transfobia durante discurso proferido da tribuna da Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher, em 2023.


A ação foi movida por associações representativas da comunidade LGBTQIA+, que acusaram o parlamentar de promover discurso de ódio ao vestir uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

As declarações foram feitas em 8 de março de 2023. Na ocasião, vestindo uma peruca loira, o deputado federal usou a tribuna da Câmara dos Deputados para discursar sobre o Dia Internacional da Mulher. Nikolas afirmou que a esquerda queria impedi-lo de se pronunciar “por não estar em seu local de fala” e disse que solucionaria o problema, porque “hoje eu me sinto mulher: deputada Nicole”. 


 Fonte: ICL NOTICIAS 


Na sentença, a juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, entendeu que o discurso do deputado não se enquadra na liberdade de expressão.


“A conclusão a que se chega é a de que os dizeres proferidos pelo réu no púlpito da tribuna da Câmara dos Deputados na data de 8/3/2023 desbordam dos limites do direito à livre manifestação do pensamento e constituem verdadeiro discurso de ódio, na medida em que descredibilizam a identidade de gênero assumida pela população transexual e insuflam a sociedade a fazer o mesmo”, disse a magistrada.

Fonte – Agência Brasil

02 Mai 2025

JUSTIÇA CONDENA DEP. NICOLAS POR DISCURSO TRANSFÓRBICO NA CÂMARA 

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Publicado por Cleimisson Sales

Quem viu também curtiu

25 de Ago de 2025

Polícias realizam operação e soltam 254 quelônios em Canutama

30 de Jul de 2025

Vereadora Catiane Alves pede desculpas à população de Canutama

10 de Jun de 2025

Vereador Sargento de Macedo é Ameaçado de Morte Após Fiscalizações em Humaitá 

Logo do Whatsapp